Search

Interferência na economia derrete moeda turca e liga alerta a emergentes

A pandemia do novo coronavírus somada a uma grave crise institucional fez com que indicadores da Turquia entrassem em pane, alertando para os riscos que grandes interferências podem ter na saúde econômica de um país. O colapso no mercado, com direito a circuit breakers na bolsa do país nesta segunda-feira, 22, e desvalorização na moeda, se devem à demissão de Naci Agbal, presidente do Banco Central, na sexta-feira, pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. Na quinta-feira, Agbal subiu a taxa de juros do país de 17% para 19% para tentar conter a inflação no país, que já passa de 15%.


A economia turca, bem como o restante do mundo, está sofrendo com os impactos da crise do novo coronavírus. Até fevereiro, a lira turca estava relativamente valorizada, mas as novas ondas do vírus ajudaram a moeda a se desvalorizar. Para piorar o quadro, a fragilidade da democracia do país assusta os investidores e deteriora ainda mais a confiança no país. “Erdogan tem uma tendência de interferir nas instituições conforme suas necessidades políticas, e o mercado não aceita isso de jeito nenhum”, diz Daniel Duarte Flora, coordenador de relações internacionais e comércio da Universidade Vila Velha.


A lira turca, se desvalorizava 7,78% às 13 horas no horário de Brasília, com um dólar valendo 7,76 liras turcas, enquanto o índice Bist 30, da Bolsa de Istambul, caía 9,95% após paralisação das negoci...


Fonte: https://veja.abril.com.br/economia/interferencia-na-economia-derrete-moeda-turca-e-liga-alerta-a-emergentes/



5 views0 comments